Saltar para o texto
Home
Produtos
Quem Somos
FAQ
Idioma
Flor de Sabugueiro - um produto único

Flor de Sabugueiro - um produto único

Se valorizas e gostas de usar produtos da época, então presta atenção a este post! A flor de sabugueiro é única e a sua presença no mundo culinário diversa. Com um aroma etéreo e uma doçura súbtil, a flor de sabugueiro tem encantado paladares e inspirado criações culinárias há séculos. Experimenta e verás todos os seus incríveis préstimos na cozinha!

Uma Breve Introdução à Flor de Sabugueiro
Antes de mergulharmos na magia culinária da flor de sabugueiro, vamos familiarizar-nos com esta flor mística. A flor de sabugueiro é uma delicada flor branca da árvore de sabugueiro (Sambucus nigra), uma planta envolta em folclore e reverenciada pelas suas propriedades medicinais, incríveis préstimos na cozinha e cosmética. Nativa da Europa, as flores de sabugueiro florescem do final da primavera ao início do verão, adornando a paisagem com os seus cachos de pequenas flores em forma de estrela que crescem em umbelas.

Uma Sinfonia de Sabor e Aroma
Um dos aspectos mais cativantes da flor de sabugueiro é o seu perfil aromático. Com notas de citrinos, mel e líchia, a flor de sabugueiro possui uma fragrância que mexe com os sentidos. Esta complexidade aromática traduz-se em aplicações culinárias, infundindo pratos com um sabor súbtil mas distintivo.

Versatilidade Culinária
O potencial culinário da flor de sabugueiro não conhece limites! Desde bebidas a sobremesas e tudo o que está no meio, a flor de sabugueiro adiciona um toque de elegância e intriga a qualquer prato. Aqui estão apenas algumas maneiras de incorporares esta flor:

Xarope de Flor de Sabugueiro
O xarope de flor de sabugueiro é talvez um dos usos mais populares deste tesouro floral. Basta deixar as flores de sabugueiro em infusão num xarope simples, com casca de limão e ácido cítrico, o xarope de flor de sabugueiro é um xarope refrescante e versátil que pode ser usado para dar sabor a cocktails, mocktails, sobremesas e até molhos para saladas.

Champanhe de Flor de Sabugueiro
Para aqueles que procuram um sabor efervescente com notas florais, o champanhe de flor de sabugueiro é uma opção imperdível. Fermenta flores de sabugueiro com açúcar, sumo de limão e água e terás numa bebida leve e perfumada.

Pastéis de Flor de Sabugueiro
Para uma sobremesa decadente ou um petisco caprichoso, os pastéis de flor de sabugueiro são uma escolha acertada. Mergulha-as numa massa leve e fritas até dourarem para criares um petisco doce e perfumado perfeito para satisfazer os paladares mais exigentes!

Gelado de Flor de Sabugueiro
Fresco e refrescante, o sorvete de flor de sabugueiro é a personificação do verão numa taça. Feito com xarope de flor de sabugueiro, sumo de limão e um toque de vodka (para evitar que congele demasiado), esta sobremesa gelada é uma maneira encantadora de mostrar a essência floral da flor de sabugueiro.

Queres mais sugestões? Deixamos-te a receita bem simples de Limonada de Flor de Sabugueiro da Martilicious:

- 1 chávena de flores de sabugueiro;

- 1 limão às rodelas finas;

- sumo e raspa de limão;

- 1/2 chávena de mel ou outro açúcar;

- 1 colher de sopa de vinagre de sidra;

- 1,5L de água à temperatura ambiente

Deixar 24 a 48h à temperatura ambiente. Coar e manter no frio ou servir imediatamente com pedras de gelo, limão e algumas flores de sabugueiro frescas. 

Vê o vídeo da receita aqui: https://www.instagram.com/reel/C5_YYlmtTRW/?igsh=aHB4d2FkZDlvOHNk

Como é uma flor extremamente sazonal recomendamos que as agarres já!

1 comentário
- Conceição Brito

TOMO INFUSÃO DE FLORES DE SABUGUEIRO SECAS QUANDO TENHO CORRIMENTO NASAL. É MUITO EFICAZ

Deixa um comentário