Saltar para o texto
Home
Produtos
Quem Somos
FAQ
Idioma
Quais as folhas de Shiso certas para mim?

Quais as folhas de Shiso certas para mim?

Bem sabemos que, por vezes, ter muitas opções de escolha pode ser algo um tanto overwhelming. Se não sabes que shiso escolher, quais as diferenças entre eles e qual o shiso certo para o teu prato, então presta atenção a este post!

O shiso, conhecido também como manjericão ou hortelã japonesa, é uma aromática indispensável na cozinha asiática e de grande destaque na culinária japonesa. As suas folhas, carregadas de sabores complexos e nuances especiais, permitem elevar qualquer prato, seja como guarnição, decoração, tempero ou mesmo como ingrediente estrela. 

Existem vários tipos de shiso, embora os mais conhecidos sejam o verde e o roxo. Na Microgreens, produzimos 4 variedades de shiso durante todo o ano: shiso verde, shiso bicolor, shiso verde frisado e shiso roxo frisado. 

Falemos de cada um deles em detalhe:

Com um tom verde intenso, o Shiso Verde é uma folha resistente repleta de sabor. 

Esta é uma variedade de shiso coreana, cuja essência combina notas refrescantes de menta com um toque subtil de anis e alcaçuz, criando uma experiência gustativa única.

Este versátil ingrediente é um complemento perfeito para pratos de peixe cru, como sushi e sashimi. Além disso, é uma excelente adição a saladas frescas, tábuas de queijos e sanduíches gourmet ou para dar um toque especial a pratos japoneses tradicionais, como tempura e yakitori. Pode ainda ser usado em tacos em substituição da tradicional tortilla. 

Disponível durante todo o ano e facilmente armazenado em temperaturas frescas, a Folha de Shiso Verde é um elemento indispensável para um toque de sabor e frescura.

As Folhas de Shiso Bicolor, também elas de origem coreana, apresentam uma cor verde seco na parte superior da folha e roxa no verso. 

Com um sabor que relembra a hortelã, são um tanto doces, amargas e umami, com um toque salgado e azedo.

Podem ser usadas cruas, fritas ou salteadas, em géis, infusões e xaropes. 

Fazem boa parelha com chocolate, crustáceos, peixes gordos, maçã, pepino e toranja, formigas e outros insetos, pratos e molhos intensos como mole, frutos secos, entre outros. 

As Folhas de Shiso Verde Frisado têm origem no Japão e um sabor bastante intenso, numa mistura de menta e anis. Além de serem utilizadas para sushi, sashimi e outros pratos de peixe cru, também podem ser usadas como complemento de outros pratos, como saladas, carnes, massas, guisados de peixe ou para preparar infusões. 

Adiciona estas folhas picadas ao teu tártaro de atum ou embrulha um pedaço de atum com molho de soja numa folha de shiso para um toque extra de sabor.

Desde temperar marinadas até decorar pratos principais, as possibilidades são infinitas. 

Ricas em nutrientes, estas folhas têm ainda propriedades anti-alérgicas, antimicrobianas, antioxidantes e anti-inflamatórias. 

Com um sabor distinto a cominho, forte e um tanto picante, as Folhas de Shiso Roxo Frisado trazem um toque verdadeiramente único. São uma variedade japonesa, conhecidas pela sua versatilidade e sabor pronunciado, podem ser fritas em tempura (tipo peixinho da horta), salteadas ou como decoração, para adicionar elegância e sabor aos teus pratos, cocktails ou mocktails aromáticos. 

Para além de jogarem bem com pratos de peixe e marisco, tal como as restantes folhas, as Folhas de Shiso Roxo Frisado combinam, também, na perfeição com pratos de caça (faisão, ganso, pombo e cordoniz) e cogumelos. 

São uma excelente opção decorativa, especialmente em pratos de outono ou como corante natural. 

No Japão não há prato de peixe que se faça sem shiso! É, de facto, um produto único e só quem prova entende tudo o que dizemos aqui. A parte boa é que não precisa de ir ao Japão para experimentar, têmo-lo aqui, todo o ano, para teu usufruto! 

Resta-nos dizer: mãos à obra! :)

Deixa um comentário